Piquenique e arte no Jardim Botânico

Essa mania preguiçosa de frequentar os mesmos lugares é terrível. Vivemos reclamando que não tem nada de novo pra se fazer, e vivemos não fazendo nada de novo por opção própria. Sempre senti vergonha, por exemplo, de não conhecer direito o Jardim Botânico – lembro de ter ido uma única vez, há mil anos. Quando finalmente voltei, a vergonha aumentou. Por que, afinal, não aproveitei mais esse lugar?

É uma delícia passar o dia lá, caminhando, batendo foto ou fazendo um piquenique com os amigos. Existe uma área específica pra piquenique, aliás, com mesinhas de madeira à sombra de pinheiros enormes. Fui em uma sexta-feira emendada pelo feriado e só tinha uma mesa ocupada. Tranquilidade absoluta. Mas dá pra colocar a toalha e a cestinha em outros lugares, é só explorar o território. O orquidário, o jardim japonês, o mirante… Vale a pena ir com tempo e caminhar com calma.

Até 30 de setembro, outro motivo para ir ao Jardim Botânico é o projeto “Galeria Aberta – I Festival de Land Art de Brasília”. Desde o começo de junho, 12 artistas estão exibindo obras ao ar livre, integrando arte com natureza (a tal land art: fusão entre a obra e o terreno natural). Quem já foi a Inhotim, em Minas, sentiu o poder transformador dessa interação.

Fiquei empolgada com a tentativa de transformar uma área verde de Brasília em museu a céu aberto, imaginando como seria lindo isso no Parque da Cidade, nas pracinhas das superquadras, no cimento sem fim do Niemeyer. Tirar as obras de arte do ambiente fechado e gelado das galerias é um presente à cidade.

Onze artistas e um coletivo participam do Galeria Aberta: André Ventorim, Elyeser Szturm, Geert Vermeire (Bélgica), Jimmy Christian, João Queirolo, Karina Dias, Nuara Vicentini, Rodrigo Paglieri, Samuel Guimarães, Thomas Neumaier (Alemanha), Túlio Pinto e o Coletivo Tuttaméia, formado por Fernando Aquino e Márcio Motta.

Quer saber mais sobre eles? Clica aqui.

Bora?
Jardim Botânico
SMDB conj. 12 – Lago Sul
Terça a domingo, 9h às 17h
Tel. 3366-2141

Uma resposta em “Piquenique e arte no Jardim Botânico

  1. Pingback: A dica de hoje é inaugurar maio amanhã | quadrado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s