Portinari e Vítor Meireles juntos

Quando a gente pensa na Câmara dos Deputados, exposição de arte não é uma das primeiras coisas que vêm à cabeça, né. Mas é lá, no Salão Negro do Congresso, que desde o início de julho está tendo a exposição “Retratos da Brasilidade”, com obras de Candido Portinari e Vítor Meireles.

Na primeira sala, Meireles aparece com a “Primeira Missa no Brasil”, quadro que você já deve ter visto mil vezes nos seus livros do colégio e em cédulas de dinheiro. Produzida em Paris, em 1860, a tela é resultado de um exercício incrível de imaginação (além de talento, é claro): Meireles reproduz a primeira missa com base na descrição de Pero Vaz de Caminha, em carta enviada ao rei de Portugal. É a primeira vez que a tela vem a Brasília – o quadro pertence ao Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro.

Em seguida, vem Portinari com a série Cenas Brasileiras, pintada por encomenda de Assis Chateaubriand, pra decorar o saguão da revista O Cruzeiro (queria ter um decorador modesto assim). Hoje, as 12 telas pertencem ao Banco Central. Lindo.

Já que você vai estar lá, pode aproveitar e fazer um passeio pelo Congresso. Tem muito brasiliense da gema que ainda não conhece lá dentro, e vale à pena. O Salão Verde, em frente ao Plenário, é o coração político da Câmara, onde tudo acontece, mas é também o lugar que reúne a maior quantidade de arte linda por metro quadrado do Congresso: Di Cavalcanti, Niemeyer, Athos Bulcão e Burle Marx fazem parte do grupo.

     

Bora?
Retratos da Brasilidade
Salão Negro do Congresso Nacional
Até 16 de setembro, das 9h às 17h, inclusive sábados, domingos e feriados.
Entrada gratuita.

Visitas guiadas
A Câmara é aberta à visitação todos os dias do ano, das 9h30 às 17h. Não é necessário agendar, a não ser que seja um grupo maior do que 15 pessoas: neste caso é preciso ligar para 3216-1771 ou mandar e-mail para visitas@camara.gov.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s