Azulejo antigo no apê alugado

Era a minha primeira vez morando sozinha, leve e solta, e um dos maiores prazeres nisso foi poder montar o apartamento do meu jeito. E descobrir que jeito, afinal, era esse. Uma viagem individual e meio egoísta, talvez, mas bem divertida.

Uma das primeiras conclusões foi que tenho um transtorno obsessivo-compulsivo por azulejo antigo. Diagnóstico feito, fui à W3 atrás das lojas que ainda vendem alguns originais da década de 1960 e 1970 (os endereços estão logo abaixo). Tem que ter um pouco de paciência e sorte pra achar um inteiro, que não tenha uma lasquinha aqui e ali, mas é possível. Agora, se tiver preconceito com quilos de poeira, é bom ir com máscara.

O problema é que em apartamento alugado não dá pra quebrar tudo e fazer de novo. Eu sabia que a parede azulejada dos sonhos ficaria pra depois, mas resolvi que a cozinha teria pelo menos um detalhe que representasse isso.

Comprei uns 20 azulejos antigos, um diferente do outro (cada um foi R$ 5), e pensei em emoldurar e pendurar na parede, mas foi o seu Suzuki, um super faz-tudo, quem deu a dica: eu poderia colar o azulejo colorido em cima do branco e, depois, quando fosse embora do apartamento, daria pra descolar sem quebrar o de trás.

A receita é simples: cinco pingos de silicone (um em cada canto do azulejo e um no centro). É só encaixar em cima do azulejo branco e dar uma pressionada. Para o azulejo não escorregar e sair do lugar, passei algumas tiras de fita crepe em cima, logo após a colagem, e tirei um dia depois, quando o silicone já estava seco e firme. Por último, é bom passar um rejunte neles, pra ficar mais bonitinho.

E quando eu tiver que sair do apartamento? Quando quiser tirar os azulejos antigos, basta passar uma espátula por trás e raspar o silicone até sair. Pelo menos foi isso que o seu Suzuki me disse. Eu acreditei!

Não ficou perfeitinho, é claro. Dá pra ver que os azulejos estão sobrepostos e, como os tamanhos de cada um variam um pouco, eles ficaram ligeiramente desalinhados em relação aos azulejos brancos da parede. Mas bobagem… O que importa é que a cozinha não precisa ser minha pra ter um pouco de mim.

    

Bora?
Azulejos Antigos
712/713 Norte, bloco A
Seg. a sex., das 8h às 18h, sáb., das 8h às 13h
Tel. 3347-0066

Arte Decora – Azulejos e Pisos Antigos
514 Sul, bloco C
Seg. a sex., das 8h às 18h, sáb., das 8h às 13h
Tel. 3443-0101

Multicoisas  (silicone em bisnaga, fita crepe, rejunte e espátula)
Asa Norte: 307, bloco C, tel. 3522-2090
Asa Sul: 312, bloco A, tel. 3345-2641
Lago Sul: QI 05, Bloco F, tel. 3364-0905
Taguatinga Shopping: tel. 3352-7231

2 respostas em “Azulejo antigo no apê alugado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s