A melhor segunda do ano

Nem faz tanto tempo assim, vai. Eu tinha meus vinte e poucos anos  e uma única certeza: a semana do Festival de Cinema era a melhor semana do ano.

Assistir antes de todo mundo os filmes que iam dar o que falar nos meses seguintes, ter artistas e cineastas nos ladeando na badalação, sessões de ótimo cinema nacional uma atrás da outra… Era tudo perto demais do paraíso para parecer real.

Tirando o tempo em que estive ocupada demais me tornando adulta, gestando e parindo, passei outros cinco longe de tudo isso. E depois de amanhã recomeça.

Trinta filmes na mostra competitiva, cinco categorias diferentes, exibições simultâneas em Brasília, Ceilândia, Sobradinho, Taguatinga, Gama.

O Festival de Cinema continua sendo o que sempre foi, apesar dos pesares: uma ocasião de sacudir a cidade e de se dizer – Brasília: foi para isso que você nasceu. Para questionar, para indagar, para perturbar.

Este ano há um incômodo a mais implícito: dos trinta filmes da mostra competitiva, só um é de Brasília. Sete são de Pernambuco.

A explicação pode estar, e este é só um palpite, na excelente perfomance do fundo de financiamento dos projetos culturais pernambucanos.  No ano passado, o Funcultura de Pernambuco repassou R$ 11 milhões só para projetos de audiovisuais. Enquanto isso, o FAC…

Mas isso não vai tirar o brilho da festa, que este ano acontece no Teatro Nacional – por causa da reforma do Cine Brasília. Os coletivos de audiovisual da cidade prometem agitação e calor humano com o Colorbar, no foyer da Villa Lobos, e na festa de encerramento.

Já eu prometo que será bonito. Não importa o que aconteça, será bonito. O Festival sempre é.

Bora?
Só se for agora. Quero tudo.

Uma resposta em “A melhor segunda do ano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s