Nossos modernos palácios

Eu moro aqui desde sempre, mas devia ter uns vinte e cinco anos quando vi a beleza da arquitetura brasiliense pela primeira vez. Levava um amigo arquiteto para visitar a Praça dos Três Poderes e ele olhava maravilhado para os prédios, dizendo verdades que eu nunca tinha escutado.

“Esses prédios são esculturas gigantes”. “Isso é arte”. “Brasília faz do Brasil uma referência mundial em arquitetura”. “Brasília me dá orgulho”. Ele falava e meus olhos se abriam. Eu ouvia aquilo e via a catedral, o Congresso, a Igrejinha pela primeira vez. Via pela primeira vez as superquadras e os cobogós.

Quando a gente viaja por aí, visita as catedrais e os palácios reais como aulas de escolas artísticas, de estilos arquitetônicos. O estilo de cada prédio, de cada cidade, localiza a cidade e o país na História – e, não tem nada a ver com o assunto, mas é bem isso que faz de Berlim uma cidade tão impressionante, aquele oásis de modernidade num continente velho funciona pra mim como um estandarte da História alemã, da Europa e do mundo no século XX.

Brasília é assim, também. A gente não vê ainda, por hábito ou falta de distanciamento histórico – mas é.

Visitar os palácios brasilienses é visitar o modernismo – nas suas linhas simples, na sua beleza geométrica. O Palácio do Itamaraty é o melhor exemplo disso, na beleza da sua arquitetura e das obras de arte que abriga. Não é passeio cívico, não – é melhor que ir a uma galeria. É arte mesmo.

   

Bora?
Palácio do Itamaraty, Esplanada dos Ministérios
Horário das visitas guiadas aqui

4 respostas em “Nossos modernos palácios

  1. disse tudo! tem gente que reclama do trânsito que tá piorando, pq tá preso no ônibus, no carro, na faixa de pedestre, eu tô olhando o céu colorido, as linhas brancas das construções, os vidros refletindo…e para minha surpresa o semáforo abre

  2. Nossa cidade é linda! Confesso que me pego com olhar de turista muitas vezes, maravilhada com as cores, o céu, o perfume, principalmente nessa época linda de flamboyants e cigarras..
    Presentes divinos que alegram a vida.
    🙂

Deixe um comentário

