Vive la fête – e viva as rádios de Brasília

Tenho um bocado de amigo que diz que não ouve rádio. Eles já tem referências demais, gostam de bandas, cantores e compositores demais e não querem perder tempo engolindo jabá de emissora ruim. Entendo, mas discordo: o problema não é ouvir rádio – é ouvir rádio errada. E aqui em Brasília, sinceramente, só ouve a repetição insuportável da Nova Brasil FM quem quer.

Mesmo com a partida da Kiss FM, que nos abandonou sem deixar sequer um bilhete na mesinha de cabeceira, ainda temos um bom conjunto de emissoras que cumprem de verdade o papel de uma rádio. Comunicam, trazem informação relevante, divertem e educam musicalmente.

Rádio Câmara: dois programas deliciosos de roquenrol, Faixa Contemporânea e Marco Zero. Um outro programa adorável feito para crianças, o Casa da Árvore – cheio de dicas de brincadeiras, historinhas e músicas muito legais para os pequenos. Além, claro, do programa de variedades Feijoada Completa que vai ao ar aos sábados e que, dizem, tem um certo quadro sobre Brasília que é imperdível.

Outra delícia do dial é a Rádio Nacional FM, a mais antiga em funcionamento em Brasília e que recentemente fez um concurso de novos músicos locais.  É deles o fofíssimo Momento Três e a melhor programação de samba (dos bons) e chorinho da cidade.

Mas o meu programa preferidíssimo fica no 100.9 Mhz do dial: Cultura no Mundo, da rádio Cultura FM.

Escuta a proposta: músicas do mundo inteiro. Geleia geral. Uma banda polonesa seguida de um rapper português seguida de uns mariacchis mexicanos seguida de uns sons africanos muito esquisitos. Eu me sinto dando a volta ao mundo. Já ouvi minha banda de amor Phoenix nas ondas do programa e o imperdível Calle 13, com Lationamérica, a canção mais bonita da América Latina.

Pois foi nesse lindo programa, assinado pela Paola Antony (que eu só conheço como ouvinte), que fiquei sabendo que vai rolar aqui em Brasília show da banda belga Vive la fête. Conheci a banda graças ao programa, já baixei várias e estou curtindo via youtube o som delícia que eu não perco por nada no dia 9 de novembro.

Amanhã te espero no dial, Cultura no Mundo, pra você me levar em novas viagens.

Bora?
Cultura no Mundo
Rádio Cultura FM, 100.9 Mhz
Segunda à sexta, das 7h às 8h, reprise às 20h

Vive la fête
9 de Novembro no clube da Ascade
R$ 30 antecipado, R$ 40 na hora
Ingressos à venda no La Ursa (Setor Bancário Norte) e na Kingdom Comics (Conic)

6 respostas em “Vive la fête – e viva as rádios de Brasília

  1. Vou te dizer que eu acordo todo dia com a Rádio Verde Oliva FM (98,7), com um programa que eles ficam falando de jornal e alternando musicas (sempre musicas legais, da “nossa época”, tipo um som pop, as vezes rock, as vezes MPB). Claro que tem hora que entra a bandinha da escola classe numero 7 sei la de onde tocando o hino, mas ate isso é divertido.

  2. Concordo que a Rádio Câmara tem uma programação que pode ser metaforizada como uma deliciosa salada! Não me refiro aos programas, todos com personalidade. Me refiro à programação musical, com destaque ao trabalho do Dente (Luis Carlos Ramos) e do Sr. Eudoro Augusto. O time de programadores consegue misturar vários gêneros numa seleção musical criteriosa.
    Sobre a Nacional FM, destaco os rpogrametes “Música do Mundo”, produzidos pelo radialista e instrumentista Fernando Corbal. Temos também o “Tanto Mar” – música de países lusófonos – e “Nossa América” – música de países de fala espanhola, os dois da lavra de Jussara Mendonça.
    Ah, o dial da capital tem música e informação pra todo gosto!

  3. Pra mim ouvir rádio é sempre uma atividade lúdica. Sou do tempo em que gravávamos os programas de rádio em fitas pra depois tocar nas festinhas. Se perdíamos os créditos, o barato era saber quem conhecia “aquela música legal”. Nunca vou esquecer o dia que ouvi Nirvana pela primeira vez no programa “Ideia Nova” da rádio Cultura. Emocionante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s