Garçons que despertam paixões

     

Eles já escutaram centenas de casos de amor, como diria Reginaldo Rossi – o grande amor dele se casou com outro e quem ele foi perturbar? O garçom, nosso companheiro na alegria e na tristeza, na sobriedade e no excesso. No bar mais tradicional da cidade, o velho e bom Beira, eles fazem parte da nossa família imaginária e despertam paixões.

Percebi isso quando, um belo dia, postei uma foto do broche do Cícero, no inconfundível paletó vermelho. Publiquei a foto e nada mais, e imediatamente começou a disputa entre os adoradores de Cícero e de Arleudo, numa guerra acirrada pelo título de melhor garçom do mundo. Eles despertam paixões, eu disse. Parece um Fla-Flu.

De um lado, Cícero, uma instituição da cidade. O garçom mais antigo do Beirute ganhou o título de cidadão honorário de Brasília, da Câmara Legislativa. Foi deslocado pra Asa Norte quando o Beira abriu sua filial, em 2007, causando comoção entre os mais emotivos. Como assim agora tem Beira Norte?? Como assim o Cícero foi pra lá??

Do outro lado, Arleudo, representando o Beira Sul. Ex-garçom do Arabesk, já teve até comunidade de fãs no finado orkut. Assim como boa parte da equipe do Beirute, os dois são exemplos de respeito à diversidade e nasceram com uma paciência acima da média. Porque haja zen budismo pra dar conta de tanta efervescência todos os dias.

Arleudo, cadê a Antártica?! Cícero, olha o choro! Por mais chato que a gente consiga ser, eles continuam lá, ouvindo, sorrindo e nos expulsando gentilmente da mesa. Companheiros: não sei como vocês nos aguentam todo santo dia, mas, por favor, continuem aguentando. Arleudo, Cícero e toda a turma do paletó vermelho: obrigada!


Cícero x Arleudo

Nome – Cícero Rodrigues dos Santos
Idade – 63 anos
Onde nasceu – Nova Floresta, Paraíba
Tempo de Brasília – 35 anos
Tempo de Beirute – 35 anos
Beira Sul ou Norte? – Beira Norte, é mais tranquilo.
O que comer no Beira – Pra petisco, minha dica certa é Filé Minas a Palito. Pra refeição, como nordestino, sugiro o Filé Beirute: filé acebolado com arroz, batata frita e farofa. Pra mim, a comida brasileira é essa.
O que beber no Beira – Gosto de bebida quente, então vou de cuba libre.
Lugar legal em Brasília, fora o Beira – Museu JK, Torre de TV…
Garçom, aqui nesta mesa de bar – O bom garçom é um psicólogo, tem que entender as pessoas pelo olhar. Se eu te conheço há muito tempo, só no olhar eu já sei que você tá com algum problema, então procuro saber o que foi. As pessoas gostam muito de desabafar comigo, a confiança é uma coisa muito gratificante.

Nome – Arleudo Madeira Siqueira
Idade – 47 anos
Onde nasceu – Sobral, Ceará
Tempo de Brasília – 31 anos
Tempo de Beirute – 19 anos
Beira Sul ou Norte? – Eu me pareço mais com o Beira Sul.
O que comer no Beira – Mexuê à parmegiana. Não gosto de carne baixinha, o mexuê é bom porque o pedaço é mais grosso e suculento.
O que beber no Beira – No Beirute, a gente só toma Beira Bier. Fora, uma Antártica bem gelada.
Lugar legal em Brasília, fora o Beira – San Marino, na 209 sul. Quando eu to de folga, levo minha família pra comer uma pizza e tomar uma gelada.
Garçom, aqui nesta mesa de bar – Uma vez apresentei um casal aqui no Beira e eles tão casados até hoje, têm filhos. Essa mulher, que apresentei, era uma menina outro dia… Acompanhei o crescimento dela e agora acompanho o da filha, isso é muito legal.

Bora?
Beirute
109 sul – tel. 3244-1717
107 norte – tel. 3272-0123
De 11h às 2h (domingo a quarta, até 1h)

3 respostas em “Garçons que despertam paixões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s