Que você perca mais tempo em 2013

perder tempo

Não espere encontrar fotografias de monumentos, diz o Poro, sobre a exposição que promove na Funarte – Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio]. E é isso mesmo, você não vai encontrar nada literal, nem óbvio sobre a capital. O que eles prometem é uma leitura poética, com foco nos detalhes da paisagem, criando um significado novo para o que a gente vê todo santo dia e não consegue enxergar.

São cartazes e cartões postais feitos por uma dupla de mineiros que olham Brasília com atenção, uma atenção que nos falta quando deixamos nossa relação com a cidade cair na rotina. E o mais bacana do projeto é o desejo de multiplicar esse olhar atento, não só dentro da galeria de arte, mas principalmente fora. Os cartazes e postais são distribuídos gratuitamente durante a exposição e estão disponíveis na internet, para download. É só baixar, imprimir e colar por aí.

Entra neste link aqui e dá uma olhada nos cartazes da exposição sobre Brasília que já estão no ar.

Graças à Val, que deu a dica no face do Quadrado, fiquei sabendo da exposição e da existência do Poro, formado por Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada!, de Belo Horizonte. Eles trabalham desde 2002 em intervenções urbanas Brasil afora e promovem um debate bem interessante sobre a nossa relação com a cidade.

Um dos objetivos dos dois é “apontar sutilezas”. Outro é “trazer à tona aspectos das cidades que se tornam invisíveis pela vida acelerada nos grandes centros urbanos”. E sobre essa correria, que impede a gente de enxergar, o Poro tem um panfleto ótimo, também disponível para download, se você quiser distribuir na rua ou pela internet – “10 maneiras incríveis de perder tempo”. Atenção para o asterisco ao final da lista: perder tempo não é jogar tempo fora.

Tudo isso pra dizer que esse panfleto veio em boa hora. Acabou virando um desejo do Quadrado: que vocês percam mais tempo em 2013, com coisas boas assim. E que a gente seja mais leve e presente. Até o ano que vem!

Bora?
Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio]
Exposição na Galeria Fayga Ostrower – Funarte (Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural)
Entrada franca
Visitação: até 21/01, de segunda a domingo, das 9h às 21h
Lançamento do catálogo e conversa com os artistas: 19/01, sábado, às 10h30
Poro: http://poro.redezero.org/

Uma resposta em “Que você perca mais tempo em 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s