Um povo que não tem sua cultura vai viver mendigando a dos outros

2285

Seu Teodoro morreu no ano passado, pouco antes da folia que ele preparava caprichosamente completar 49 anos. Hoje, sem ele, a folia completa meio século de existência, celebrando o legado da alegria que nem essa ausência é capaz de impedir.

Como todo ano, o desfile do boi acontece às 19h – seguido de uma infinidade de shows com pegada popular, que promete arrebanhar multidões no Centro de Tradições Populares de Sobradinho. Este ano tem até a neo-diva brasiliense Ellen Oléria.

Talvez Asas do Forró não seja exatamente o que você tem em mente para o seu final de semana, mas mesmo assim considere uma visita à mais antiga festa popular de Brasília. O maranhense Seu Teodoro trouxe a tradição do bumba-meu-boi para a capital em 1963 e por quase cinco décadas conduziu a festa de cores e ritmos, mobilizando toda a região. É tanta energia que às vezes nem parece que a gente está aqui mesmo.

Mas está. O boi de seu Teodoro é Brasília. É manifestação cultural popular tipicamente nossa. Nas palavras do mestre, que minha amiga Cris me trouxe de presente:

“Tem muita criança neste país que não sabe o que é um bumba-meu-boi, não sabe o que é uma congada, não sabe o que é uma catira, não sabe o que é capoeira, não sabe o que é um marujo, não sabe o que é um reisado, não sabe o que é uma comédia, não sabe o que é um tambor de crioula; mas ele sabe o que é uma novela, ele sabe o que é um rock, ele sabe o que é um funk, ele sabe o que é um reggae, porque é isso que ele vê na televisão. Acho que é importante porque é o nosso povo; é o nosso país! Nós não temos outro! Nós estamos nos esquecendo do que é nosso, mas amanhã isso pode nos custar muito caro. Ah! Porque um povo que não tem sua cultura, vai viver mendigando a dos outros”

Bora?
Boi de Seu Teodoro em Sobradinho
Hoje e amanhã, 25 e 26/01, a partir das 16h
Centro de Tradições Populares, Quadra 15, Área Especial – Sobradinho
Programação completa aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s