Uma enorme feira de troca de experiências

foto-28

Foi a proposta mais poética que eu recebi nos últimos tempos: um belo dia minha amiga Dani Cadena me diz que queria praticar francês comigo, e que em troca me ensinaria algo que ela sabe fazer bem (e ela sabe fazer bem muitas coisas). Topei na hora e bolei um modelo otimizado para resolver isso: me aproveitando do seu talento de chef, passamos a ter aulas de culinária em francês.

Todo domingo ela me manda uma lista de ingredientes (en français, s’il vous plaît!) e na segunda de noite nos encontramos pra cozinhar, praticar francês e rir um bocado. A experiência é de uma riqueza inacreditável: estreitamos nossa amizade e aprendemos uma com a outra – sem gastar um centavo.

Já pensou quanta gente talentosa você tem por perto e com quem poderia realizar trocas assim? Minha irmã faz design na UnB e, junto com o grupo de trabalho dela, teve uma ideia super bacana: criar uma plataforma experimental no Facebook para aproximar os vizinhos das quadras por aptidões, favorecendo esse e outros tipos de troca.

Eles começaram pela 203 Norte e no final de semana passado fizeram até um eventinho por lá para conhecer os vizinhos e apresenta-los uns aos outros. A ideia é cadastrar quem quer participar e ir organizando grupos de interesse, para que os vizinhos possam navegar pelas ofertas dos outros e propor trocas interessantes – de produtos, por que não?, mas principalmente de serviços, de talentos.

O projeto experimental foi batizado de Pilotis e já está aberto para participações – mas ele é apenas uma porta de entrada. O mais importante é a gente estar atento para nossos próprios talentos e a para a possibilidade infinita de conexão com os outros que nos rodeiam – e, que nesse lindo século XXI em que vivemos, depende muito menos de escolas, institutos e universidades do que única e exclusivamente de nós mesmos.

Bora?
A página do Projeto Pilotis é por aqui.
A fanpage no Face é por aqui.
Mas o contato do seu amigo que você pode convidar para mudar o mundo – ou só mesmo a sua vida e a dele – só você mesmo é que tem.

8 respostas em “Uma enorme feira de troca de experiências

  1. Pingback: Que tal aprender algo novo hoje? | Quase Nerd

  2. Pingback: Contribuindo para o aparelhamento do estado | quadrado

  3. Pingback: Sobre ser solteiro em Brasília | quadrado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s