Uma nova tradição de Páscoa

222310_10150179890917097_2177335_n

Escrevo estas mal-traçadas linhas ainda sob o impacto da última visita ao supermercado.  Estou doida ou estão cobrando quase quarenta reais em ovos de páscoa feitos com meio quilo de chocolate? E daqueles, hein?, deliciosamente temperados com gordura hidrogenada.

Não devia me surpreender. Anúncios a respeito pipocam nas redes sociais há semanas –  o preço dos ovos de páscoa representam até quatro vezes o valor pago pelo mesmo chocolate em barra.

O mais incrível, como eu acabei de testemunhar, é que as pessoas comprem mesmo assim. Que até eu provavelmente vou comprar mesmo assim – porque uma tal de indústria do consumo enfiou na cabeça dos meus filhos que, nesta época do ano, é imprescindível ganhar um ovo de chocolate ruim com alguma porcaria de plástico dentro.

Digo isso pra vocês e pra mim: esta história pode ser diferente. E se… ao invés de simplesmente nos rendermos ao velho hábito a gente propuser uma super caça aos ovinhos de páscoa, aos bombons, aos chocolate menores e com preços menos super-explorados?

De brinde, uma verdadeira caça ao tesouro em algum jardim da cidade, debaixo do bloco, no quintal de casa… Uma brincadeira muito mais legal e que, com vários brindes pequenos a perseguir, pode durar e divertir muito mais.

Outra dica é pela pesquisa de preços nas chocolaterias especializadas. Com os chocolates industriais custando quase oitenta reais o quilo, os ovos de lojas artesanais estão longe de ser uma má ideia.

Bora?
…pensar dois minutos antes de entrar no supermercado e comprar a primeira promessa de felicidade embalada em papel celofane?

4 respostas em “Uma nova tradição de Páscoa

  1. Outra idéia é comprar a forma de ovos e preparar você mesma… ja’ que durante anos, seus pequenos vão achar que é preciso receber ovos de chocolate. Mas concordo que é possivel criar outras tradições e varios paises dão o exemplo nisto… Boa sorte!

  2. Pra nossa sobrinha eu aproveitei a idéia do site A Casa que a Minha Vó Queria – fiz as caixinhas em forma de coelho que foram disponibilizadas no site e coloquei bombons que sabemos que ela vai gostar. Não escapei de comprar ovos, pq sempre tem um amigolate nessa época do ano. Mas no caso da nossa sobrinha quis fazer algo diferente e que tivesse o pontencial de marcá-la. As caixinhas são fofas e foram super fáceis de fazer.

  3. Os ovos de Páscoa estão caros mesmo. Caríssimos. Mas todas as vezes que eu escuto ou leio essas comparações com barras de chocolate eu me sinto meio incomodada. Os ovos de Páscoa não tem e não podem ter os mesmos preços de barras de chocolates. Eles tem que ser bem mais caros mesmo. A começar pela consistência exigida para que o chocolate se molde à forma oval. A embalagem, em que se gasta muito mais. Ainda tem as embalagens dos bombons de dentro, ou o tal brinquedo em si. E o transporte? Para que os ovos, que são tão finos, cheguem inteiros aos seus esconderijos nos quintais? Sem contar as perdas em todo esse processo, o risco de sobra etc. Então, realmente, não acho que seja apenas uma questão de se aproveitar das tradições para enriquecer…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s