A cidade e o céu mais lindos do mundo

547825_173840492771108_903750750_n

 

Ouvi de um jovem brasiliense um dia: “Brasília é a cidade mais linda que eu conheço. Outras podem ter belezas naturais – mas como cidade, como construção, é a mais linda”.

Queridas novas gerações, vocês não sabem o peso destas frases. Cresci na década de 1980, rodeada por adultos que vieram pra cá por obrigação ou quase – e a reclamação, as críticas, o mal-estar sobre Brasília era opressor. Eu quase nem acredito que, só aqui neste Quadrado, somos mais de quatro mil que não só curtimos a cidade como adoramos falar dela, viver nela, fotografa-la, fazer propaganda.

Temos aí pela frente um final de semana pra nos esbaldarmos. E com uma atração especial: nosso céu – que é nosso mar, nossa praia, nosso horizonte e nossa bússola.

Primeiro, este festival inacreditável de balonismo, que vem nos encher os olhos, a mente, o coração, o espírito e sabe mais o que nesta época do ano. Dá vontade de cancelar todos os compromissos só pra ficar olhando pro céu. E a gente, que achava que o por-do-sol da nossa cidade não poderia ser mais lindo do que já é. Pois pode. Taí.

Sábado, a alegria celeste começa quando o sol se põe – quando chega a lua, devidamente acompanhada das estrelas e dos planetas. É quando acontece mais uma edição da lindeza de evento que é o Astronomia na Praça, promovido pelo Clube de Astronomia de Brasília.

A missão: ensinar a nós, os leigos, a manusear um telescópio, a observar nossa lua, a encontrar estrelas, planetas, constelações – a se apaixonar ainda mais, se é que é possível, pela maravilhosa abóbada celeste que temos a sorte de ter todos os dias sobre as nossas cabeças.

Brasília, cidade plana, aberta, aérea: seu céu é o nosso maior presente.

Bora?
III Festival Nacional de Balonismo
Até domingo, 21/04. Os voos acontecem sempre ao final da tarde.
O público pode participar de voos cativos (o balão permanece preso por uma corda e sobe a 50m do solo), das 9h às 11h e das 16h às 18h. No dia 21, rola voo cativo noturno também, das 20h às 22h. O balão que faz os voos cativos fica no canteiro central da Esplanada.

21o. Astronomia na Praça – Encontro de Telescópios
Sábado, 20/04, a partir das 18h30
Leve seu telescópio! Se você não tem um, leve sua curiosidade – a turma do Clube de Astronomia de Brasília empresta os equipamentos e garante informações pra gente se apaixonar ainda mais pelo céu da nossa cidade.

* A linda foto é de Wagner Friaça.

14 respostas em “A cidade e o céu mais lindos do mundo

  1. Cresci em uma família de apaixonados por Brasília. Meu pai, militar, veio transferido pra cá. Somos mineiros, mas estávamos morando em João Pessoa. Eu e meus irmãos, sentimos falta do mar. Mas chegar em uma cidade com tanto espaço, com tanto verde, foi o suficiente para conquistar a molecada. Minha mãe e meu pai, ambos já falecidos, diziam que não somos nós que escolhemos Brasilia, mas é Brasilia que nos escolhe.

    Fiquei muitos tempo fora e quando voltei, em 2005, já com meus filhos, senti a emoção e quem volta pra casa!

    Amo Brasilia de todo coração!

  2. Brasília é linda em todos os sentidos, em todas as estações. Adoro clicar Brasília com sua luz intensa e seu céu infinito. Eu, carioca, fui acolhido por ela desde 1987 e amo esta cidade. Belo texto.
    Wagner Friaça

  3. Sou brasiliense filha de brasilienses, o que muitas vezes causa espanto nas pessoas com quem convivo (tenho 22 e minha mãe 42, pai 46) . Fiz recentemente um trabalho sobre a formação da identidade do brasiliense, já que nós até um tempo atrás, éramos, em sua maioria, vindos de fora. Eu vejo que cresce uma geração que já é “filha de Brasília”, que procura uma identidade, que valoriza os nossos símbolos, que busca transmitir uma imagem positiva da cidade. Aos poucos, a nostalgia de pessoas que sentem saudade de sua terra natal ou não se identificavam com a cidade dá lugar ao sentimento de pertencer à Brasília. E isso contagia!

    O próximo passo é ser reconhecida por onde passo, uma vez que sempre erram minha origem e ainda me olham espantados: mas você é de Brasília? de tão longe? daquela cidade que só tem ladrão?

    Eu, com maior sorriso do mundo, tento mostrar, nem que seja um pouquinho, que nossa cidade não se resume a isso e as pessoas não são tãao frias como dizem por aí!

    Minha cidade é linda! E faço parte, com muito orgulho, dese grupo de admiradores incansáveis de BsB! 🙂

  4. A cidade mais linda do mundo! Tá longe de ser eihn! Prepotência total!
    Brasília é feia de tanta currupção distrital! É horrível de ver a separação social que foi criada aqui!
    O grande hiato que separa os ricos dos pobres de maneira egoísta como poucas cidades no mundo são!
    Transporte público digno de quem transporta lixo!
    Tanta fiscalização de trânsito por um exército armado por bafômetros e pardais e nenhuma fiscalização contra os bandidos corruptos do alto escalão e também nenhuma estratégia para tirar os perigosos sequestradores e assaltantes das ruas!
    Sabe porque Brasília tem o céu mais lindo do mundo? Porque é mais fácil olhar pra cima e enxergar o azul celestial, a ter que olhar para as vias ‘encharcadas’ pelo falso moralismo e pelo poder dos detentores das fortunas acumuladas de maneira duvidosa!
    Me poupem com este discurso primário da capital de Niemeyer e Lúcio Costa; os arautos dos equívocos urbanísticos no centro do Brasil!

  5. Cara Sueli, ninguém aqui está dizendo que Brasília é uma extensão do Paraíso logicamente tem seus defeitos. Não vou nem me apronfundar em seus argumentos mas caso aplique esse seu pensamento a qualquer lugar do mundo, este perderá todos os seus encantos. Já que sugeriu que nos aventuremos em conhecer outras cidades, por favor me indique uma cidade no Brasil que não sofra com problemas de transporte público, corrupição, violência, má distribuição de renda, adoraria conhecer! Como cidadã acompanha o portal da transparência? As emendas e projetos apresentados por políticos que você elegeu na eleição passada? Enfim é isso nosso aqui no blog, o texto reflete exatamente o que nos filhos do quadrado, surfistas do lago paranoares e adimiradores deste céu incomparável sentem! Brasília você e linda mais que demais!

    • David, cada pessoa tem uma vivência diferente das cidades, do mundo, da vida… Não é? Eu sou tão acostumada com os argumentos de quem simplesmente não curte a nossa cidade que eu nem me preocupo em contra-argumentar – respeito quem pensa diferente. Do mesmo jeito que respeito – e festejo!!! – quem pensa como a gente e reconhece a alegria que é viver na nossa cidade-parque. Brigada pelo seu carinho com nosso Quadrado. Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s