Ah, a lua…

foto-7

Ainda nem é maio, mas já está rolando o clima. Noites e manhãs geladas, o céu de fim-de-tarde desenhando uma nevoazinha que anuncia a seca que se avizinha, e com ela… Com ela vem chegando discretamente nossa personagem principal, nossa protagonista: a lua cheia redonda, a lua amarelo-queijo, a lua da seca, a nossa lua de Brasília.

Desde que este blog nasceu, quero escrever este post sobre o lugar ideal para se ver a lua nascer. Pra mim, a chegada da lua cheia é o evento mais imperdível de Brasília. Dá de mil na troca da guarda. Goleia a troca da bandeira. É “o” grande momento da nossa cidade. Tenho uma amiga paulistana que presenciou seu primeiro nascer de lua (da verdadeira lua brasiliense) de dentro do meu carro, em pleno Eixão – e posso dizer: ela parecia abduzida.

Desde que descobri o Clube de Astronomia, encontrei a fonte perfeita na minha busca pelo observatório ideal. Então, com a palavra, Maciel Sparrenberger, um dos responsáveis pelo clube:

“O lugar ideal para ver a lua nascer é qualquer ponto alto da cidade que tenha o horizonte leste desobstruído, sem prédios ou árvores. O alto dos prédios de regiões em declive, como a Asa Norte, podem render bons observatórios”, explica ele. Entre os lugares públicos, a plataforma superior da Rodoviária, por exemplo, é um bom ponto – mas nada recomendado em termos de segurança.

Maciel aposta também nos monumentos propositadamente construídos nos pontos considerados os mais altos de Brasília e do DF: a praça do Cruzeiro, atrás do Memorial JK, e a região onde foi construída a Torre Digital, no caminho para Sobradinho – que, embora não seja aberta à visitação durante a noite, oferece garantia de boa visibilidade mesmo da altura do chão.

A previsão do tempo para hoje não é das melhores: céu parcialmente encoberto. Mas ainda assim, como primeiro dia oficial de lua cheia, fica o convite: vamos ver a lua nascer?

PS: E vocês, hein? Onde vocês gostam de ver o nascer da lua?

Bora?
Segundo o Weather Channel, a lua cheia de abril faz sua estreia hoje às 17h54. Se ontem já estava linda, imagina só hoje.

Praça do Cruzeiro – Eixo Monumental, ao lado do Memorial JK
Torre Digital – Estrada Parque Contorno, Grande Colorado, Sobradinho. Aberta à visitação  apenas aos finais de semana, das 9h às 17h. Informações: 3321.7944

* A linda foto é da @moraesgeorgia

5 respostas em “Ah, a lua…

  1. Carol, que coincidência, hoje os meninos tiveram um projeto chamado “Planetário na escola” e ficaram empolgadíssimos porque viram como a lua estará hoje à noite e também como “será o céu de Brasília daqui há uns anos”. Simplesmente amaram!! bjs

  2. O melhor lugar pra ver lua/sol nascer era no setor bancário norte, mas agora eles construíram três prédios gigantes… Mas valeua dica, pessoal, vou conferir o Lago Sul e seguir buscando opções. Uma vez vi de cima do elevador da Torre. pôr do sol de um lado, lua nascendo do outro. Recomendadíssimo! Bisous!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s