A vida sem glúten e lactose também tem coxinha

mercado bio

O que seria da vida sem pão e sem queijo? Pensa aí. Desespero total, né. Se eu tivesse intolerância a glúten e a lactose, não sei viu, sairia gritando no meio do Eixão, choraria na porta da Boulangerie. Não ajudaria em nada, mas dizem que gritar faz bem.

Ok, você recebeu essa notícia do médico – você e uma boa parcela da humanidade, incluindo minha mãe e minha irmã, que lidam com isso com um bom humor e uma paciência que me faltariam. Ver todo mundo se jogando num cheesecake maravilhoso ou num filé à parmegiana crocante e não poder fazer nada é provação divina. Não é pra qualquer um, não.

Então, desde que essas palavras – glúten e lactose – entraram no repertório das nossas conversas, especialmente na hora do almoço, começamos a descobrir lojas e produtos que ajudam a matar a saudade dos velhos tempos, quando tudo era permitido.

E vocês não têm ideia do prazer de uma descoberta dessas. Só quem tem uma dieta restrita sabe a felicidade que é comer uma coxinha de novo. Foi na Mel do Sol, na 403 norte, que minha mãe e minha irmã encontraram ela (a coxinha) sem glúten e sem lactose.

Pizza de champignon, pão de aipim, queijo sem lactose, mini torta mousse de chocolate, esfirra de frango, lasanha – isso tudo foi o que elas já provaram na Mel do Sol e adoraram. Claro que o sabor não é idêntico ao da comida proibida, mas se aproxima muito.

Em lojas menos especializadas, também dá pra garimpar produtos assim. Na Casa Doce, que já apareceu por aqui, tem um bolo de amêndoas delicioso (minha irmã escreveu esse adjetivo em caixa alta e separou por sílabas. Achei importante registrar isso).

No Mercado Bio, na 306 sul, também dá pra encontrar opções de pizzas, biscoitos, massas, além de vários produtos orgânicos. Na parte dos fundos, tem um café pequeno e simpático (esse aí da foto), com caldos, sucos e açaí.

Se você tiver alguma outra dica, conta pra gente?

Bora?
Mel do Sol
403 norte, bloco C
Tel: 3326-8451

Mercado Bio
306 sul, bloco B
Tel: 3242-8268

Casa Doce
112 Sul, bloco A
Tel: 3445-2807

Shizen
407 sul, bloco B
Tel: 3242-3644
Sudoeste – CLSW 303, bloco A
Tel: 3045-2700

Fina Farinha
212 norte, bloco B
Tel: 3034-2424

9 respostas em “A vida sem glúten e lactose também tem coxinha

  1. Ixi,varias opcoes…pizza na uno fratello,sorvete na palazzo e na sorbê,almoço no natureto,lanche no ômega,e no cafe corbucci,crepe no in the garden…podiam dedicar um “postzao” sobre esse assunto.. ^^

  2. Caracas! Muito boa a dica! Preciso de mais lugares assim. No café Satis da 409 eles começaram a testar no cardápio algumas coisas sem glúten e lactose. Vale a pena conferir também!

  3. Ótimo post, Dani!
    Para os que adoram pizza, vale lembrar que a maravilhosa calabresa bêbada, do Baco, não tem lactose (a de calabresa do Habbib’s também não). E que na Don Giovani (QI11 Lago Sul) tem pizzas fantásticas que ficam perfeitas sem queijo, é só pedir que eles fazem sem careta. Digo isso porque, infelizmente, ainda é comum vermos cara feia quando pedimos para o prato vir sem lactose. Ou pior, quando dizem que ele será feito no azeite, por exemplo, e você sente na hora que prova que ele foi feito na manteiga, como já aconteceu comigo no Cantucci Bistrô. https://www.facebook.com/cantuccibistro
    Uma pena…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s