Eixão, exposição e o grande sortudo

534023_10150691831157097_1218049961_n

Três assuntos palpitantes para o final de semana – e o primeiro não é nada agradável. O GDF divulgou a notícia de que o Eixão do Lazer não funciona este domingo. O tradicional espaço de lazer e prática esportiva das nossas sagradas corridinhas e pedaladinhas dominicais está suspenso simplesmente porque, às 16h, acontece um jogo de futebol no novo Estádio (aqueeele, de um bilhão de reais…).

Vejamos: jogo às 16h no Eixo Monumental, Eixão do Lazer fechado o dia todo. Eles acham isso muito inteligente e justo. Faz sentido pra você? Pra gente não faz nenhum.

Nem pra gente nem pro Rodas da Paz, a ONG que defende nosso direito de pedalar em paz. Eles estão organizando uma ocupação no Eixão, que desafia a decisão governamental. A ideia é mobilizar a população, fazer uma grande manifestação contra a abertura do Eixão do Lazer para o tráfego. De uma reunião hoje à noite saem maiores detalhes – quem quiser ficar informado pode participar ou seguir o evento criado pelo Rodas da Paz.

Um assunto muito mais divertido é a reabertura da linda galeria Almeida Prado, que já foi assunto por aqui. Eles reabrem no sábado numa nova pegada: deixaram o lado antiquário e se tornaram exclusivamente galeria, focados na arte e no mobiliário brasileiros. O acervo conta com peças de Athos Bulcão, Burle Marx, Di Cavalcanti – e os organizadores deste verdadeiro tesouro são tão bacanas que convidaram a nós todos para o coquetel de reabertura.

Pra fechar, mais uma boa notícia: o sorteio das pulseirinhas pra Mimosa no domingo! Vocês tinham esquecido? Nós não. E o grande vencedor, autor do comentário 57 da nossa lista, foi o Alexandre, que não deu maiores detalhes do sobrenome mas deixou seu email de contato. Se você se chama Alexandre, checa rápido sua caixa de emails.

Bom findi pra todo mundo!

Edição: Em resposta a perguntas que colocamos para escrever este post, a assessoria de imprensa do GDF para a Copa respondeu que o governo “não pretende retirar da população o direito ao lazer e ao espaço de convivência que o Eixão do Lazer representa” e que o “Parque da Cidade vai estar funcionando normalmente”. Mas não respondeu se eles tem algum estudo de expectativa de tráfego que explique a decisão nem, o mais grave, porque é preciso privar as pessoas da alegria do Eixão durante toda a manhã (período de maior afluxo de pessoas) se o jogo só começa às 16h.

Bora?
Manifestação contra o fechamento do Eixão do Lazer no domingo
Informações por aqui ou na reunião que acontece hoje, sexta-feira, 24, às 19h, na sede da ONG Rodas da Paz
EQS 102/103, atrás do Centro Comercial S. Francisco

Galeria Almeida Prado – coquetel de reinauguração
Sábado, 25, das 14h às 18h
CLN 405 Bloco D Loja lateral 67
8147-1545 e 8131-3776

2 respostas em “Eixão, exposição e o grande sortudo

  1. Só espero que não vire moda essa história de fechar o eixão. Na minha humilde opinião, o absurdo da ditadura do futebol e da falta de planejamento de trânsito nesse país! E que fique muito claro: eu gosto de futebol.

  2. A questão maior , não se trata do eixão abrir um domingo, em atendimento a toda a população. A questão maior é a quem o eixão atende quando está fechado? O eixão é acessível as comunidades periféricas? Qual o perfil do jovem que usufrui de um bem urbano? Só pra pensar, exemplo, o eixão é acessível a galera do Dnoc’s, ou a turma do Jardim Roriz?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s