Exposições do mais puro olhar novo

exposicaoescola

Uma das fotógrafas mais importantes de Brasília, Zuleika de Souza costuma dizer que hoje em dia todo mundo é fotógrafo – e ela tem toda razão. Só que isso está longe de ser uma crítica, ao contrário. Isso é lindo. A prova está aí, em duas exposições que estreiam hoje na cidade.

Na primeira, que acontece até a semana que vem na sala anexa ao Museu Nacional, alunos da Escola Francesa de Brasília, com idades entre seis e dez anos, mostram o incrível resultado de um projeto de iniciação à fotografia. Além dos conceitos técnicos básicos, as crianças aprenderam que o mais importante para a boa foto é saber olhar.

O desafio era fotografar a cidade a partir de seus reflexos – e o resultado é novo, refrescante. É bonito e inspirador reparar como esses jovens olhos brincam com as deformações e enxergam rostos e assimetrias onde nós tantas vezes vemos apenas os mesmos velhos prédios burocráticos.

E essa não é a única oportunidade de visitar um novo olhar em pleno exercício fotográfico – hoje também estreia outra exposição de fotos de um neófito, embora bem seja menos intuitivo e amador que os pequenos caçadores de reflexos. Renato Alves, repórter de texto do Correio Braziliense, cobriu a última Copa do Mundo na África do Sul e aproveitou para exercitar o olhar não apenas nos relatos que passava regularmente ao jornal.

As fotos da exposição Antes da bola rolar mostram a efervescência que o país experimentou antes e durante a Copa em fotos que têm as pessoas comuns como personagens principais. Sem necessariamente explorar estádios, gramados, chuteiras ou a bola, ele revela como o país viveu a expectativa e conviveu com o grande evento – num belo exercício da foto que fala muito justamente por calar sobre o que está no foco dos holofotes.

E adivinha? A curadoria desse lindo trabalho é justamente da Zuleika de Souza – a fotógrafa suficientemente grande e modesta para amar e valorizar o olhar novo.

Bora?
Reflexões de Brasília
Sala anexa ao Museu Nacional, Esplanada dos Ministérios
Abertura da exposição hoje, às 19h
Visitação até 15 de junho

Antes da bola rolar
Shopping Casa Park, SGVC, lote 22
Abertura da exposição hoje, às 19h30
Visitação de 7 a 23 de junho, das 10h às 22h

Uma resposta em “Exposições do mais puro olhar novo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s