Teatro, música, mundo, artesanato e sonho

792df4ccdae5e0bf52d9eb0dcf9ff2c81375396338

Primeira coisa: não é para só para criança. Teatro de bonecos, marionetes, mamulengos, fantoches – um universo rico demais para você achar que isso não é com você.

O boneco é desde sempre algo simbólico demais. Primeiro pela arte de quem o fabrica – quase sempre com poucos recursos, técnica improvisada e resultando numa expressão artística que já se justificaria em si, inanimada, como objeto.

Mas a isso se junta a intenção do artista: contar uma história, representar a pessoa, um povo, sua tradição – num processo lindamente próximo do que há de mais popular. Não tem jeito: pelo objeto, pela narrativa, pelo processo, por quem são as pessoas envolvidas, o teatro de bonecos sempre tem muito a dizer sobre de onde se vem, da cultura onde está inserido aquele grupo.

Por isso o Festival Sesi Bonecos do Mundo é a oportunidade de fazer uma verdadeira volta ao mundo por meio representações culturais todas. Tem espetáculos daqui mesmo de Brasília, de Pernambuco, do Rio Grande do Sul – e também da Itália, da Inglaterra, da Rússia, da Coréia.

Claro que, quando você chega lá e vê, é aquilo mesmo: uma historinha. Música, um enredo, olhos vidrados da plateia, bonecos com vida. Em que momento exatamente esses manipuladores ficaram invisíveis, mesmo se mostrando abertamente? – a gente se pergunta depois que acaba, porque na hora ficamos ali tão dentro da história que nem percebemos.

É isso. Historinhas do mundo, teatro para os pequenos – só que muito mais. Viagem imperdível para as crianças – e passaporte garantido para o mundo dos sonhos para os adultos dispostos a embarcar.

Bora?
Festival Sesi Bonecos do Mundo
Até domingo, 18 de agosto, ao lado do Museu da República.
Programação completa aqui.
Show do Pato Fu, com Música de Brinquedo, no sábado, 17 de agosto, às 20h30, no mesmo local. Tudo gratuito.

Uma resposta em “Teatro, música, mundo, artesanato e sonho

  1. Pingback: Amanhã eu quero ser duas – não, três | quadrado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s