A fotografia cansou de me esperar

foto hannah

Uma das minhas promessas de Ano Novo foi fazer algum curso de fotografia, para aprender o beabá das máquinas reais, aquelas que não têm um símbolo de maçã mordida. Bem, o ano já não está tão novo assim e até agora não tomei uma atitude, mas o destino parece estar a favor: cansada de me esperar, a fotografia decidiu correr atrás de mim.

Primeiro, fui apresentada ao trabalho lindo – lindo mesmo – das meninas do Estúdio Cabine. A Antúria e a Amanda fotografam casamentos, noivos e famílias com um olhar superdelicado, romântico e vintage. Dá uma olhada nas lindezas.

Duas ou três vezes por ano, elas oferecem também um curso intensivo de fotografia, para quem, como eu, ainda engatinha no quesito fotômetro, diafragma e cia. O próximo vai ser nos dias 5 e 6 de abril – um fim de semana com aulas teóricas e práticas, ideal para quem quer dar o primeiro passo.

“Para nós é sempre muito gostoso receber os alunos, é uma injeção de ânimo! Renova nosso gosto pela fotografia e também nos põe em contato com quem admira nosso trabalho”, conta Antúria.

Fotografia autoral
Poucos dias depois, tive a sorte de conhecer outra fotógrafa, Hannah Gopa, que me contou sobre o projeto que está desenvolvendo na Galeria Ponto: o Núcleo de Produção em Fotografia Contemporânea.

A ideia é juntar um time brasiliense de jovens fotógrafos autorais e criar uma ponte entre eles e o mercado: além de discutir novas linguagens e ajudar a montar o portfólio, a Hannah quer facilitar encontros com colecionadores, curadores e galerias de arte, e incentivar a inscrição em prêmios e salões de fotografia.

Hannah tem 23 anos e uma cabeça com 23 mil ideias. Morou três anos fora – a maior parte do tempo em Nova York, onde estudou na International Center of Photography, e em Berlim, onde foi selecionada para uma residência artística chamada Picture Berlin. Podia muito bem ter continuado por lá, desbravando o mundo, mas decidiu voltar. Por quê?

“Porque acredito que estamos num momento de mudança em Brasília que eu quero fazer parte. Quero aproveitar que coloquei um pé no futuro e posso participar da construção de algo legal aqui, especialmente dentro da fotografia, mas pensando projetos com a nossa cara e não só exportando o que vem de fora”, diz Hannah, essa pessoa nem um pouco óbvia, que gosta de criar com provocações, estímulos, incitando mais dúvidas do que certezas (a foto acima é dela, e você pode ver outras clicando aqui).

Agora é com você
A seleção para o Núcleo de Produção em Fotografia Contemporânea já se encerrou, mas a boa notícia é que a Galeria Ponto tem outros cursos com inscrições abertas. Entre eles, o workshop de fotografia urbana “Arquitetura e Cidades”, com a fotógrafa bacaníssima Joana França. Esse é pra quem já tem um pouquinho de intimidade com a câmera.

Tem também o Espaço f/508, com inscrições abertas para cursos básico, intermediário e avançado, além de outros temáticos. Pra terminar, o Estúdio Cabine vai te dar 5% de desconto se você falar que soube do curso pelo Quadrado. Olha aí… Se você leu este post, acho que é um sinal, hein: a fotografia também cansou de te esperar.

Bora?
Curso do Estúdio Cabine
5 e 6 de abril, das 9h às 15h, e das 15h às 19h.
Onde: 215 Norte, bl D, sala 49
Matrículas: cursos@estudiocabine.com.br – 9207-4320 e 3034-7506
Valor: R$ 480 à vista ou 2 x R$ 250 (diga que você soube pelo Quadrado e ganhe 5% de desconto)

Cursos da Galeria Ponto: aqui

Cursos do Espaço f/508: aqui

6 respostas em “A fotografia cansou de me esperar

  1. Bacana o post. Tenho um projeto fotográfico (http://www.paradosnotempo.com.br) 100% brasiliense que tem um olhar diferente para carros abandonados pela cidade. Não me considero profissional em fotografia, mas é tentando que se aprende. Vou entrar em contato com a Hanna pra ver o que ela acha 😉 Valeu pela dica.

    PS. O link pra “http://www.hannahgopa.com/” está quebrado. Acredito que faltou colocar o “http://”

  2. Pingback: Missão do dia: levar minha amiga para ver fotografias | quadrado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s