Bem-vindas, gentes!

10458308_10152106440381640_2376195273342848701_n

A Copa é legal. O Brasil jogar hoje é muito massa (especialmente se ganhar, e vai ganhar). Mas a melhor parte é andar por aí e ver a cidade cheia de turistas curiosos, decididos a descobrir o que é Brasília tem.

Eu confesso: virei relações públicas de Brasília. Trabalho dentro de uma das imensas esculturas de Niemeyer que naturalmente atrai os turistas nas imediações. Então, desde a semana passada, tenho me divertido dando informações, ajudando a encontrar entrada, saída, descobrir horário de visitação. Acho que vou mandar fazer uma camiseta “Posso ajudar? Can I help?”, que nem vendedor de loja.

Depois que um amigo salvou um casal de perdidos que procurava o Calaf numa tarde em que nada acontecia por lá, preparei um kit de sobrevivência: um papel onde anotei o endereço de vários pontos legais da cidade. Bares, lugar pra ver o por do sol, CCBB pro piquenique, meus restaurantes favoritos. Agora vivo em busca da minha próxima vítima: o próximo gringo a quem vou repassar meu mapa da mina brasiliense.

Ou seja, o quadrado agora virou um pedaço de papel escrito num inglês porco e cheio de rasuras. Não é bonitinho como isso aqui, mas é uma desculpa pra ajudar, interagir, fazer o que pessoas aleatórias já fizeram por mim em Londres, em Praga, em Buenos Aires – e que mudou meu jeito de olhar pra essas cidades.

Sabe?, ter um blog é legal, mas ser legal é mais legal ainda.

Foto roubada do @felipecampbell

13 respostas em “Bem-vindas, gentes!

  1. Bela iniciativa, só faltou colocar uma foto do tal bilhetinho feito a mão com um resumão dos lugares bacanas de Brasília. Moro aqui e estou longe de ser um gringo, mas quem sabe nessa lista, não tenha um lugar que ainda não conheço? Belo post, abraço.

  2. Nossa… a cidade tá uma delicinha! Muito bom ajudar os gringos, no domingo levei um grupo de equatorianos que conheci no estádio para vários cantos de Brasília, pense como foi bom!! Eles ficaram super gratos e eu e meus amigos muito felizes de deixar uma boa impressão do povo brasiliense 😀

    Podia ser sempre assim!!!

  3. eu fiz um kit com paçoquinha, balinha de café e um mapinha de Brasília. hospedei um de Cingapura e depois fiz um city tour com ele e 3 suiços. Estou esperando mais 6 gringos. Tá demais!!!
    Tem os pontos de apoio ao turista com uns livrinhos bem completos sobre Brasilia em 3 línguas, vale a pena pegar,

  4. Olha que legal essa história sobre BH que eu vi num post! Não sei mais a fonte, mas não importa, o atual espírito é o da gentileza mesmo! Também estou esperando meus hóspedes gringos! Que sejam todos bem recebidos por uma Brasília sorridente! Beijos quadrados!
    – Belo Horizonte tá tomada pelos colombianos…, disse o taxista
    – Tá mesmo! Eles são muito animados, tô gostando.
    – Peguei uma passageira que teve lá no Mineirão.
    – Também fui lá, foi lindo, muito lindo…
    – Essa passageira achou um colombiano na saída do Mineirão que se perdeu do grupo, tava sem celular e totalmente perdido, não sabia o nome do hotel ou o endereço de onde ele estava…
    – Coitado, e ai?
    – Ela levou pra casa! Cridita? Levou o colombiano pra casa!
    – A é?
    – Ai a familia dela foi pra casa dela e eles ficaram reunidos bebendo e ligando pros hotéis todos… Só às três da manhã descobriram onde o colombiano estava hospedado!.

  5. Olá!
    Muito legal sua iniciativa!! Faço parte de um grupo e pensamos em ideias para melhorar Brasília e nós também tentamos fazer um movimento semelhante para ajudar os gringos aqui nesse quadrado!
    Primeiro fizemos um grupo no face para ajudar com informações (e já deu certo, ajudamos três amigos da Costa Rica que fez o litoral da América Latina de carro e adentrou no território brasileiro. Vale a pena ver o projeto deles: https://www.facebook.com/SubiteAlChunche?fref=nf )
    E montamos um site com informações sobre Brasília!

    Link do grupo: https://www.facebook.com/groups/259579160892699/
    Site: http://globalcupshapers.weebly.com/

    Espero que compartilhando aqui ideias como essa, possamos multiplicar ainda mais ideias =]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s