Pra que serve uma companhia de teatro?

aquário

Desde que conheci o trabalho do Grupo Liquidificador, descobri que uma companhia de teatro existe, por exemplo, pra levar as pessoas a lugares onde elas nunca vão. No Ultra-Romântico fui parar no subsolo do Conic infestado de baratas. No Aquário, entrei pela primeira vez na Vila Telebrasília, que eu incrivelmente não conhecia.

Descobri também que uma companhia de teatro serve para te confrontar com seus sentimentos. Nas duas peças, tive a mesma sensação: arte em estado puro, narrativas totalmente abertas, que te provocam, te instigam e te deixam lá com suas sensações todas. Faça você o que quiser com elas: morra de medo, grite, faça xixi nas calças, vire a cara, agarre o ator com um beijo na boca – problema seu. Você chega achando que vai assistir uma peça de teatro, mas eles vão te conduzindo por mil caminhos abertos, e de repente você se dá conta de que os caminhos são totalmente seus – você que lide aí com seus sentimentos, suas dúvidas, seus medos e desejos.

Aquário é uma peça encenada dentro de uma casa, para poucos de espectadores por vez. Você é convidado a conhecer a casa por dentro, e as muitas emoções que estão ali dentro. Todo o resto são os caminhos abertos que você vai percorrer sozinho: relações familiares, opressões das mais diversas, violência, rejeição, incesto, alegria, ingenuidade, brincadeira. Foram eles que falaram sobre tudo isso? Ou essas sensações são todas minhas, exclusivamente minhas – sou eu refletida num desconfortável espelho?

Tem que gostar de teatro. Tem que gostar de ser provocado, instigado, chamado pra cena. Não pode ter medo do olho no olho.

E tem que ir em busca de perguntas, muito mais do que de respostas. Pra mim, é pra isso que serve uma companhia de teatro.

Bora?
Aquário, do Grupo Liquidificador
Estreia hoje, até 14 de setembro
Quintas e sextas, às 21h. Sábados e domingos, às 19h e 21h
Vila Telebrasília, Rua 18, lote 26
Ingressos a R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia), à venda no Koni da 209 sul, das 14h30 às 20h30
Informações 8207-9976
Classificação Indicativa 18 anos

Uma resposta em “Pra que serve uma companhia de teatro?

  1. Pingback: No centro da sala, diante da mesa | quadrado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s