Curtir, comer, economizar e aprender

ceasa

Sua casa é só você e seu namorado, mas na hora de comprar couve-flor – que remédio? – você compra uma florzona inteira. Você cozinha ela delícia, ela dura três dias, e sobra mais da metade no gavetão de verdura. E dois dias mais tarde, lá foi mais da metade da sua couve-flor pro lixo.

Quantos tomates maduros demais você já jogou fora? Quantas vezes já perdeu embalagens quase inteiras de folhagens?

A Mari, do Coma Lá Em Casa, me convidou pra ir sábado que vem, dia 13, no Ceasa, pra um dos eventos mais importantes que a gente já divulgou aqui. O Slow Food Cerrado promove o primeiro Festival Disco Xepa Brasília, um evento muito bem descrito pela página deles: não é assistencialismo, não é só festa, não é só cozinhar, não é confraria de chefs, e não é boca livre.

É uma oportunidade de ver uma chef incrível (a Thalita Kalix, do Don Ruffoni, de que falaremos em breve por aqui) cozinhando com as sobras do Ceasa. Legumes, verduras e frutas que a maioria de nós consideraria digna da lata do lixo e que vira comida boa, de verdade, gostosa. Que vai ser distribuída para quem estiver por lá.

Tudo isso no maior clima bom de festa, com música e gente que nem eu e quem nem você, que gosta de comida, de cozinhar e das coisas boas da vida.

Não é só farra nem é só questão de aprender a fazer economia. É ganhar consciência de que o desperdício de comida tem um impacto gigante em todo o sistema alimentar, reduz o acesso das pessoas aos alimentos, gera perdas para os produtores e aumenta o preço pra gente.

Aprender a fazer coisa gostosa com o que você jogaria no lixo e curtir o sabadão. Ó que jeito massa de começar seu findi.

Bora?
Disco Xepa no Ceasa
Sábado, 13 de dezembro, das 8h ao meio-dia
Ceasa
Setor de Industrias Sul, trecho 10

*ATENÇÃO – O evento é só no outro sábado, dia 13, e não este sábado, como eu tinha publicado (errado) anteriormente!

3 respostas em “Curtir, comer, economizar e aprender

  1. Pingback: O findi promete | quadrado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s