Almoço de domingo

foto (19)

Existe um vácuo afetivo na minha vida que é o quintal da antiga casa dos meus pais, onde vivi os vinte anos que separaram minha pré-adolescência para a entrada definitiva na vida adulta. Guardo todas as recordações possíveis dos longos e lentos almoços de domingo, do sol se pondo aos pouquinhos e pintando de rosa céu e árvores, da sinfonia dos passarinhos.

A cozinha do apartamento da mamãe agora faz as vezes de churrasqueira – e o gramado gostoso lá embaixo virou o nosso quintal. Mas às vezes dá saudade de um quintal de verdade. Comer debaixo das árvores – nosso um almoço ecológico, como minha mãe chamava, ou álcool-lógico, como meu pai emendava, trazendo as cervejas ou o vinho.

Quando ela sugeriu um almoço ao ar livre, puxei na memória o Empório da Mata, um lugar que conheci logo que voltei a Brasília e que se parece muito, mas muito mesmo, com almoçar no quintal da minha mãe.

As mesas no quintal debaixo do ombrelone, os sucos frescos que lembram o carinho dela e a preocupação com as cinco frutas e verduras por dia, comidinhas confortáveis e que aquecem o coração, cheias de arroz cremoso, molhos ricos de frutas, uma massa fofinha e delicada – sem falar nas sobremesas tipicamente maternas, ou voternas, transbordantes de calorias e alegrias.

Tem balanço na árvore pros pequenos, patinhos desfilando no final do jardim, brisa, sol se pondo lá ao longe, pai contando os causos da semana, mãe oferecendo acerola que ela tem sobrando na geladeira, irmã combinando de pegar sol no Lago, filho brigando pelo balanço de pneu, mãe reclamando que o pai fala alto no telefone. Assim: almoço de domingo.

Bora?
Empório da Mata
Setor Jardim Botânico, Condomínio Mansões Mata da Anta
Mapa aqui
3427-1312

2 respostas em “Almoço de domingo

    • Ana, o serviço achei bem bom. A comida, embora não seja nada que tenha especialmente me surpreendido, é gostosa, tem molhinhos, é saborosa, tem aquela pegada de almoço de família, mesmo. Gostei bem. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s