Rúcula de quintal

IMG_9157

Semana passada fui surpreendida pela informação que o forrozeiro-de-vitrola Cacai Nunes estava vendendo maracujás orgânicos de sua chácara.

Pedi correndo um quilo (que virou dois, que viraram três, porque me apropriei do quilo que minha amiga tinha me pedido pra comprar) dos maracujás fresquinhos e, como o papo rendeu e descobri outras iguarias da Casa do Chapéu, tratei de encomendar um maço de rúcula.

Rúcula essa que pulou da terra pro meu prato no mesmo dia. De manhã ele me mandou uma fotinho da minha salada ainda plantada – de noite, eu jantei a rúcula mais fresquinha da minha vida.

Tem noção do luxo que isso significa? Plantar o que se come, em pleno século XXI, e morar numa cidade grande, viver essa vida urbana e rural ao mesmo tempo, na boa, é privilégio para poucos. Sem falar que eu achei isso muito moderno: o cara é músico, forrozeiro-de-vitrola, pequeno agricultor orgânico e personal-feirante dos amigos.

Coisas de Brasília, né?

E o Cacai não está sozinho. Recentemente ganhei quilos de acerola da minha tia, ramos e mais ramos de cebolinha, salsa e manjericão da minha amiga Reca – parece que, aqui, quem tem uns metrinhos quadrados de quintal não passa fome. Em se plantando, tudo dá.

Você tem hortinha em casa? Tem excesso de produção? Que tal pensar em uma estratégia de troca ou venda das suas delícias de quintal?

Ah, e se quiser provar os maracujás fresquinhos e a rúcula delícia da casa do Cacai, que eu mais do que recomendo, manda uma mensagem pra ele!

9 respostas em “Rúcula de quintal

  1. Pessoal, nessa linha de produzir o que se come, se alimentar de orgânicos e não desperdiçar alimentos… ah, e de conhecer o seu próprio agricultor e a terra dele (onde ele planta e cuida do seu alimento) existe o CSA – Comunidade Sustenta Agricultura. Uma idéia simples e fantástica.
    Para quem quer conhecer mais: http://csabrasil.org/

    E essa idéia está chegando aqui em Brasília este ano e já está revolucionando! Jajá se espalhará por todos os cantos!

    =)

  2. em breve vamos atender a todas encomendas deliciosas de nossa Brasília querida.

    por enquanto, temos um tanto de maracujás e acho que ainda tem rúcula …

    Mas já já teremos banana, mamão, couve, cenoura, alface (vários tipos), almeirão e outras hortaliças

    Meu nr é (61) 9545.2662
    Bjs e obrigado
    Cacai Nunes

  3. Pingback: Festa junina de vitrola | quadrado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s