O feminismo vai às compras

FullSizeRender (42)

Sempre me impressiona a sanha e a rapidez com que o capitalismo se apropria de absolutamente todas as causas, por mais anticapitalistas que sejam elas. Farto material de merchan do Che Guevara, basta dizer.

O choque (bom) da vez é a mercantilização do feminismo. Descobri outro dia que mocinhas como eu e você inauguraram uma nova profissão: são consultoras em feminismo. Marcas babacas tradicionais, sem saber o que dizer diante da nossa revolução que eles singelamente chamam de patrulha feminazi, andam contratando algumas dentre nós para readequar seus discursos. Sim, parece falso (e é um pouco) mas todo e qualquer passo rumo à uma mudança no discurso – que precederá uma mudança nos hábitos, oxalá – me é motivo de comemoração.

Tenho o mesmo leve estranhamento quando vejo o novo arsenal de produtinhos feministas que andam invadindo as prateleiras mais descoladas. Mas o estranhamento dura segundos – num mundo em que aventais que imitam o corpo de uma gostosa são um presente considerado engraçadinho e divertido por toda a humanidade, que mal existe em uma caneca com os dizeres “male tears”? É, no mínimo, engraçado e divertido.

Isso pra dizer que encontrei várias coisas feministas muito bacanas na Endossa da Asa Sul. Minha amiga Lara ganhou uma camiseta Girl Power, minha irmã uma caneca incrível, eu também ganhei outra. Este site aqui, mais hipster e mais caro, tem outras coisas bem legais também.

Enquanto o capitalismo não acaba, que ele seja invadido pelas causas do bem.

Bora?
Endossa
CLS 306, Bloco A, Loja 30
3242-2972

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s