O blog

Brasília tem quase tudo.

Muita área verde, uma cena musical interessante, um monte de artista talentoso e, principalmente, gente legal – como nós e você.

Gente daqui misturada com quem acabou de chegar, ainda cheio de estranhamento, de referências diferentes, pronto pra fazer parte deste verdadeiro resumo de Brasil que se tornou esta capital.

Brasília se constroi todos os dias como cidade – e nós, juntos, construímos o que é ser brasiliense. Que cara queremos ter? Com quem queremos nos relacionar, para fazer o quê? De que tamanho será a cidade em que queremos viver?

A Brasília que a gente procura quer se articular mais, entrar em contato, saber tudo o que acontece de bacana. É cada vez mais curiosa, aberta, ávida por estabelecer novas conexões – e não só virtuais.

O nosso tipo de brasiliense reivindica a ocupação das áreas públicas da cidade – tantas, tão lindas e tão pouco exploradas. Quer resistir a essa rotina pré-fabricada e automática que tem prendido as pessoas nos shoppings e as crianças longe dos parquinhos.

Por isso criamos este blog. Para contar o que de legal temos visto por aí e conectar todo mundo que está a fim de ganhar a rua. Para descobrir lugares novos, divulgar os cantos bacanas que existem e arrebanhar mais gente pra abrir os horizontes de Brasília.

Porque acreditamos que viver melhor aqui é transformar a cidade num lugar melhor de viver.

Dani & Carol

Foto: Daniela Cadena Henrique.

82 respostas em “O blog

  1. Parabéns, meninas! Conheci o blog de vcs por meio de meu filho, amigo de vcs duas, o Tiago Pezão! Leio todas as postagens tão incríveis qto importantes em seu conteúdo. AMO Brasília! Cheguei neste “quadrado”, recém casada, vinda de BH, em 1961. Meus 4 filhos nasceram aqui e, como eu, adoram esta terra, mistura de todos os “brasis”.
    Bjs e muito sucesso

  2. Eu estou chegando no Quadrado e já me apaixonei, assim como Brasília, amor a primeira vista. Moro em Curitiba, mas vou passar muiiiito tempo aí, meu neto Benício vai nascer em Brasília, então esse amor só pode aumentar a cada dia. Abraços e parabéns pelo Blog.

  3. Pingback: Mais um findi do inverno mais lindo de todos | quadrado

  4. Parabéns pelo belo trabalho! Um texto leve e limpo!
    Sou brasiliense, uma das primeiras a nascer por aqui, e me orgulho desta cidade!
    Desejo sucesso pra vocês!!!

  5. Boa tarde,
    gostei muito do seu blog, especialmente porque senti o interesse e preocupação em relação ao patrimônio histórico e cultural de Brasília. Me uno a você para mostrar a minha indignação em relação à destruição gradual da história da nossa cidade. Sou morador da 314 sul, onde todos os blocos eram padronizados. Essa quadra foi construída na década de setenta pela empresa ENCOL. Todos os blocos foram projetados pelo arquiteto Eduardo Negri. A quadra possui blocos com apartamentos de 3 ou 4 quartos. O piso preto se destacava abaixo de pilares brancos para dar a impressão que o prédio estivesse levitando. Para compor a fachada o arquiteto alternou as janelas com faixas coloridas: vermelho, azul, verde e amarelo. Uma ampla faixa de pastilhas emoldura o bloco no caso dos blocos de 3 quartos. Único exemplo em Brasília, em que todos os blocos mantinham o mesmo estilo e a mesmo motivo na decoração dos pilotis: piso preto (em lajotas colocadas por meio da agora desaparecida técnica do bolão), pilares brancos, azulejos coloridos com motivos geométricos com círculo e losangos. Apenas as cores mudam, ou melhor mudavam, pois muitos prédios já resolveram modificar a estrutura prevista originalmente. Mediante essa padronização e mudança de cores, a quadra era harmônica, mas ao mesmo tempo não era monótona. Hoje em dia, possuem ainda os azulejos originais os blocos: B (vermelho), D (azul, por enquanto), Bloco G (azul), K (verde), I (vermelho) e F (verde). O azulejo amarelo desapareceu da quadra. Todavia graças a esses prédios a quadra mantém viva sua história e tradição, com uma arquitetura típica de Brasília pós–Neymayer, onde as cores predominam sobre os tons cinzentos do grande arquiteto. Infelizmente estamos deparando com a destruição desses blocos padronizados, com seus azulejos graciosos e cheios de vida. O piso de lajotas está sendo substituídos por um piso de granito, retirando assim toda a leveza que o arquiteto originalmente queria dar aos prédios. Os pilares também não resistiram à triste intervenção. O mármore branco foi arrancado e no seu lugar foi colocado granito igual ao do chão, assim em vez da leveza de um prédio flutuando, passa-se a ideia de um prédio assentado numa enorme pedra. Em pisos deste tipo, quando chove, florescem lindos triângulos amarelos espalhados aqui e lá, informando do perigo de levar um tombo, pois o piso se transforma numa verdadeira pista de gelo. O conjunto harmônico e movimentado do desenho original se contrapõe à sobriedade, aliás diria tristeza, do prédio reformado.
    O bloco que está sofrendo essa intervenção destruidora atualmente é o Bloco D. Já procurei o Iphan, mas nada pode ser feito, pois não possuem a base legal. É com muita indignação e tristeza que compartilho com vocês esses absurdos que estão cometendo com a nossa cidade.

  6. Brasília é uma bela cidade, vítima de preconceitos por aqueles que não a conhecem bem. Canso de ver gente que foi UMA vez a Brasília (invariavelmente a trabalho) e já firmou o seu julgamento. Eu quase cheguei a me mudar para Brasília anos atrás. Certamente teria gostado da experiência. Parabéns pelo blog!

  7. Meninas,

    Amo o quadrado e sempre leio quando quero uma referência legal. Como meu aniversário está chegando, ficaria bem feliz se vocês pudessem postar uma dica de lugares legais e intimistas para celebrar em uma plena terça-feira.

    Obrigada e muito sucesso!

  8. Pingback: Piquenique com q-u-e | quadrado

  9. Bom dia.

    Sugestão de pauta: Divulgação do espetáculo Vicissitudes:

    //Informações Gerais
    Nome do evento: Vicissitudes: A diversidade feminina em cena.
    Data: 03/07
    Hora: 21:00hrs
    Local: Auditório Central do Instituto Federal de Brasília – Campus Brasília. 610 Norte
    Valores de ingressos: Entrada Franca
    Classificação etária: Livre

    //Material de Divulgação
    Vídeo chamada: https://www.youtube.com/watch?v=Jsai_6nZrXQ

    //Sinopse:
    O espetáculo “Vicissitudes” é a junção de diferentes corpos femininos em cena que retrata a diversidade de suas vivências com a dança.

    As respectivas formas de ação e reação instigadas por memórias e experiências abrem caminho para a expressão, liberando o corpo para as movimentações de dança que cada um representa.

    A coreógrafa Yanni Porto se permitiu arriscar ao entrar “na dança de cada uma”. Consciente das dissemelhanças presentes, encontrou nessa cena improvável o equilíbrio possível para o feminino e suas representações.

    Com produção musical de Kojo Yeboah, os músicos JP Motta, Jônatas Santana, André Lima e Dani Ribeiro desenvolvem durante a cena improvisos que se transformam em uma conversa íntima com os movimentos executados pelas bailarinas.

    Informações adicionais: 81122669 (Adson), 82970498 (Yanni) ou 99086314 (Silas).

    Att,

    Adson Porto.

  10. Olá meninas
    gosto muito do trabalho de vocês e acho muito boa ideia divulgar as coisas de Brasília, ainda mais para uma “estrangeira” como eu.
    Queria deixar uma dica legal. Hoje teve a abertura do módulo Anos Rebeldes da exposição Persistência da Memória da galeria de arte do Banco Central. Por meio do seu acervo retrata o momento político e cultural do Brasil nos anos 70. Não sei se vocês sabiam que o BC possui um dos acervos públicos mais importantes de arte modernista do Brasil e que está em Brasília! Na exposição também é contado ao público como foi formado este acervo. Deixo o link da exposição caso vocês se interessem em conhecer:
    http://www.bcb.gov.br/htms/galeria/persistencia/anos_rebeldes.asp?idpai=PERSISTENCIA
    Um grande abraço

  11. Parabéns pelo blog garotas!! Nesse final de semana começa a Quermesse do Templo Budista. Acho que seria um post interessante, não acham?
    Grande abraço!

  12. Olá! Adorei o blog de vocês! É lindíssimo! Estou fazendo um blog também, e queria saber… Alguém ajudou vocês nesse layout maravilhoso? Podem indicar? Beijos e sucesso!!

  13. Brasília é realmente incrível, parabéns por mostrar este e outros lados aqui.

    Como prova de que Brasília é realmente uma cidade diferente, apresentamos Rodas da Diversão.
    Um projeto inovador, ousado, moderno e divertido, que resultou na oferta do 1º ônibus com videogames para eventos de todo o Brasil, aqui, em Brasília.
    Mamães e papais podem conhecer mais dessa novidade em http://rodasdadiversao.com.br e inovar nas festas das crianças e dos adolescentes.

  14. Oi, Carol. Tudo bem? Acompanho o seu blog desde que vim morar em Brasília há 3 anos. Muitas dicas dos cantos, comilanças e programas do jeitinho que gosto. Veja, por favor, se vocês acham que tem espaço aqui para divulgar um curso de cerveja artesanal bem bacana. Um amigo meu do Rio, que ensina a fazer cervejinha desde 2004, está vindo para Brasília, por insistência minha, para trazer esses conhecimentos. Já está tudo organizado! Se você achar que tem espaço, posso te passar todos os detalhes. Temos um flyer lindo! Aqui meu telefone: 96944328. abaixo tem meu email! o curso vai ser dia 14. As inscrições já estão abertas! Muito obrigada pela atenção. Beijo Ana

  15. Por favor amigo, estou muito necessitada, e em nome de Jesus, vc que ganhou a mega sena hoje, 25.11.2015, me ajude, depositando qualquer quantia na conta da Caixa Economica Federal – agência 0052 – operação 023 – conta 5902-4 – Deus lhe abençoará cada vez mais… abraço.

  16. Pingback: O jardim é todo nosso | quadrado

  17. Esta é para o Governador Rodrigo Rollemberg, e todo escalão do Governo incluindo a Casa Civil, Segeth/DF e o Codhab/DF, quero ser bem claro nas minhas mensagens e colocações. O seu Governo da Ética e da Eficiêcncia, e simplesmente é um governo que persegue os aliados, e busca conxavos políticos com gente que nem apoiar lhe apoio. Lembro perfeitamente da Roda de Conversa, aqui em Samambaia, não fui eu, que falei para 983 pessoas na Roda de Conversa, em Samambaia que regularizaria o Condomínio Renascer de Samambaia, foram suas palavras conforme vídeo. Agora ética e decência, e eficiência e transparência. Eu não dei promessas as pessoas. Fico muito tranquilo da minha consciência. Agora o que o Senhor estar fazendo comigo e o seu governo é uma verdadeira CACHORRADA E PALHACADA; nunca em todos governos que passei, vi tanta falsidades, podagem, e outra coisas mais vou esperar a posteridade dos fatos aqui em Samambaia. Sua palavra tem que ser cumprida. Eu não sou candidato a nada. Manoel – Sindico/Presidente do Condomínio Renascer de Samambaia Norte. Quero dizer a Vossa Excelência, Governador Rodrigo Rollemberg, e ao seu Governo que nunca vivi de invasão não, sempre fui um homem honesto, fui funcionário do Ministério da Justiça, ha mais de 23 anos. Sou um homem honrado, que vivo em Samambaia ha mais de 26 anos. Pergunte quem eu sou ; há estas pessoas de bem, o Senador Cristovam Buarque, Sepulvida Pertence, Senador Antonio Carlos Valadares, Iris Machado Resende, são muitas pessoas do meu convívio que conhece bem o meu passado de lutas.

Deixe um comentário