Empoderamento pelo cabelo

dasraizes

Eu não acredito que eu ainda não tinha escrito sobre isso antes, mas bom: antes bem tarde do que tarde demais – o que, no caso, seria depois de amanhã.

Você tem dois dias para apoiar este documentário lindo e inspirador, Das raízes às pontas. Um filme independente que está em fase de finalização e que fala da relação das pessoas com seus cabelos crespos – e de como a tomada de consciência é capaz de mudar toda uma história de auto-aceitação e de reconhecimento das raízes negras na sociedade brasileira.

Primeira pergunta: você sabia que uma lei exige que toda escola brasileira aborde em seu conteúdo programático informações sobre a história e a cultura afro-brasileiras? É uma lei, está em vigor aqui mesmo nesse país em que a gente vive – mas não me lembro de quando vi a cultura negra sendo tratada e valorizada como matéria de escola de nenhuma criança que eu conheço.

Além de sobre este e outros tipos de invisibilidade, o filme vai necessariamente te tocar e fazer pensar sobre como o racismo que toca cada indivíduo – e de como, muito mais que estética, o cabelo crespo é uma forma de resistência política de combate ao racismo.

Detalhe não negligenciável: as recompensas são imperdíveis.

Informação. Identificação. Valorização. Vamos com a gente?

Bora?
Das raízes às pontas
Últimos dias para colaboração no Catarse. Colabora agora!

Foto: Janine Moraes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s