Peculiar e intensa Babilônia

Babilonia Norte_Credito_Pato Sarda?

Quantas lendas você já ouviu sobre a entrequadra 205/206 Norte? Que na verdade todas as quadras do Plano Piloto foram inicialmente desenhadas para ser como ela? Que ela foi construída ao contrário, por um erro? Que é um reduto de gente estranha?

Apelidada por alguns de Babilônia Norte, a quadra mais peculiar de Brasília ganhou um documentário sobre ela. Em plena revitalização promovida por artistas e comerciantes interessados na sua poética esquisitice, a quadra teve sua história contada em um filme do Coletivo Capadócia que convida artistas da cidade a representar o espaço em suas obras – e o lançamento deste filme-testemunho promete ser o eventinho massa da semana.

Quarta-feira, véspera de feriado para os mais sortudos, tem exibição do documentário ao ar livre lá mesmo, na quadra que o inspirou. Ao mesmo tempo, rola uma exposição fotográfica e multimídia, performances teatrais, grafite e, como de hábito, som delícia comandado pela galera do Criolina Champagne no Espaço Cena.

Pelo que eu vi por aí, a ocupação já começou.

Curiosíssima pelo filme e feliz da vida pela iniciativa de um lançamento tão público, tão de presente para a cidade, só me resta uma pergunta: já é depois de amanhã?

Bora?
Lançamento do documentário “Babilônia Norte”
Quarta, 27/03, às 19h30
CLN 205/206 – no meio da rua, como a gente gosta.

15 respostas em “Peculiar e intensa Babilônia

  1. Que iniciativa bacana!! Essa quadra realmente chama a atenção e atrai muitos olhares curiosos e interrogações. Com certeza o documentário será um sucesso. Farei o possível para prestigiar! Segundo reza a lenda na FAU/UnB, essa quadra foi resultado de um projeto de graduação de uma aluna, que buscava com ele resgatar a ideia original de Lucio Costa, de que a frente dos comércios locais se abriria para as Superquadras, e não para a rua. O projeto foi muito elogiado e resolveram implantá-lo. É isso mesmo?

  2. Morei a minha vida toda nessa quadra, tenho várias histórias desde que o comercio era ocupado apenas pela lendária Sauna Caribe… ótimo lugar pra brincar de esconde-esconde e pros primeiros beijos da adolescência…hehehehe

  3. O melhor momento dessa comercial foi em sua construção, creio que por volta de 1980; a molecada que morava pelas redondezas (405/406 e 205/206) alucinava pelos corredores vazios e tenebrosos do que chamávamos “Trem Fantasma”. Pelos seus inúmeros arcos, a expectativa era de novidade, mas a comercial entrou para a história pelo seu aspecto eternamente inacabado e por seus espaços subaproveitados.

  4. Gente, moro na 206 há 10 longos anos e sempre achei a comercial muito carente e estranha. Carente de uma boa padaria, de um hortifruti, de uma boa loja de conveniência. Estranha por causa da arquitetura.
    Surpreendi-me com a reportagem que saiu no CB há alguns domingos atrás! Descobri que esta Comercial não é só carente e estranha, é cheia de surpresas também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s